Transtorno obsessivo-compulsivoQuando os pensamentos não dão trégua

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) vai muito além de gostar de ordem e limpeza. Ele envolve pensamentos que invadem a mente e rituais difíceis de interromper, e tem tratamento eficaz.

Dra. Anna Martha Vaitses Fontanari · Psiquiatra · Leitura de 5 min

O que é

O TOC é marcado por obsessões, compulsões ou, mais frequentemente, pelas duas [1].

  • Obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos intrusivos, indesejados e repetitivos. Eles causam angústia, nojo ou uma sensação de que “algo não está certo” [1,2].
  • Compulsões (ou rituais) são comportamentos, como lavar, conferir ou arrumar, ou atos mentais, como contar ou repetir frases em silêncio. A pessoa se sente obrigada a realizá-los para aliviar a angústia ou para seguir regras rígidas [1].

Pensamentos intrusivos acontecem com quase todo mundo. No TOC, eles ganham um peso exagerado, como se fossem perigosos ou muito importantes, e a pessoa tenta neutralizá-los com outro pensamento ou com um ritual [2]. O alívio dura pouco, e o ciclo recomeça.

Os temas mais comuns são [2]:

  • medo de contaminação, com rituais de limpeza;
  • necessidade de simetria ou de exatidão, com rituais de ordenar e arrumar;
  • medo de causar mal a si ou a outras pessoas, com rituais de conferir, contar ou rezar;
  • pensamentos proibidos, de conteúdo agressivo, sexual ou religioso, com rituais de neutralizar ou de buscar confirmação com outras pessoas.

Ter um pensamento violento ou sexual indesejado não é o mesmo que querer agir. Pessoas com TOC não têm mais chance de agir sobre esses pensamentos do que a população em geral, justamente porque eles as angustiam [3].

Quão comum é

Estima-se que cerca de 3 em cada 100 pessoas no mundo terão TOC ao longo da vida (3,2%). O transtorno é um pouco mais frequente em mulheres adultas [4].

Ele costuma começar cedo: nos Estados Unidos, a idade média de início é de 19,5 anos, e 1 em cada 4 casos começa até os 14 anos. Começar depois dos 35 anos é incomum [5]. Muitas pessoas convivem com os sintomas por anos antes de reconhecê-los como algo que tem tratamento.

É comum que o TOC venha acompanhado de outras condições. Três em cada quatro pessoas com TOC têm também um transtorno de ansiedade, e cerca de 6 em cada 10 terão um transtorno do humor, como a depressão, ao longo da vida [5].

Como se manifesta

Além das obsessões e compulsões, o TOC costuma trazer:

  • evitação de lugares, objetos ou situações que disparam os pensamentos, como banheiros públicos ou facas;
  • busca de confirmação, perguntando repetidamente a familiares se está tudo bem;
  • graus variados de crítica: algumas pessoas reconhecem que os rituais são exagerados, outras acreditam mais nos próprios medos, e isso pode mudar com o tempo [1,6].

Pensamentos de morte e ideias suicidas são mais frequentes em quem tem TOC, especialmente quando há depressão associada ou sintomas graves [7]. Vale falar sobre isso com o profissional que acompanha você.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico é clínico. Ele considera a presença de obsessões ou compulsões que tomam tempo (em geral, mais de uma hora por dia) ou que causam sofrimento importante ou prejuízo na vida [1].

Escalas como a Y-BOCS (Escala Obsessivo-Compulsiva de Yale-Brown) ajudam a medir a gravidade e a acompanhar a resposta ao tratamento [8]. A avaliação também diferencia o TOC de condições parecidas, como transtornos de ansiedade, tiques, transtorno dismórfico corporal, transtorno de acumulação, transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva, depressão e psicoses [1].

Como é o tratamento

Os dois pilares do tratamento são a psicoterapia e os medicamentos, usados separadamente ou juntos, conforme a gravidade, a preferência da pessoa e a disponibilidade [9].

Terapia de exposição e prevenção de resposta

A terapia cognitivo-comportamental com exposição e prevenção de resposta (EPR) é o tratamento psicológico com melhor evidência. Com apoio do terapeuta, a pessoa se expõe aos poucos às situações que temia, sem fazer o ritual, e aprende que a angústia diminui sozinha. Nos quadros leves a moderados, ela costuma ser a primeira escolha. Nos graves, a combinação com medicamento funciona melhor [9,10].

Medicamentos

Os antidepressivos da classe dos ISRS (inibidores seletivos da recaptação de serotonina) são a primeira opção de remédio [9]. Algumas particularidades do TOC:

  • As doses costumam ser mais altas do que as usadas na depressão, e doses maiores tendem a trazer mais benefício [11].
  • A melhora é gradual. Boa parte do efeito aparece até a sexta semana, mas o tratamento só é considerado um teste completo depois de cerca de 12 semanas [9,12].
  • De 40 a 60 em cada 100 pessoas têm uma resposta importante com o remédio, que muitas vezes reduz os sintomas sem eliminá-los. Por isso, a combinação com EPR é tão valiosa [13].
  • Quando o primeiro remédio não funciona, há outras opções, como trocar de ISRS, usar a clomipramina ou associar outros medicamentos [9,14].

Em crianças e adolescentes, a TCC com EPR, com participação da família, é a primeira escolha nos quadros leves a moderados. Nos graves, a combinação com ISRS traz mais benefício [10].

Depois da melhora, interromper o remédio aumenta o risco de os sintomas voltarem. A decisão de manter ou reduzir é tomada em conjunto e sempre de forma gradual [15,16].

Quando procurar ajuda

Procure avaliação se pensamentos indesejados ou rituais tomam muito do seu tempo, se você passou a evitar lugares ou situações, ou se a família está sendo envolvida nos rituais. Pensamentos intrusivos assustadores, inclusive os de conteúdo violento ou sexual, podem e devem ser conversados na consulta, sem vergonha: eles são um sintoma conhecido e tratável.

Texto informativo, elaborado a partir de revisões atualizadas da literatura e das diretrizes clínicas citadas nas referências. Não substitui a avaliação individual com um profissional de saúde.

Referências

  1. American Psychiatric Association. DSM-5-TR: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed., texto revisado. Porto Alegre: Artmed; 2023.
  2. Pittenger C, Gruner P, Adams TA, Kelmendi B. The dynamics of obsessive-compulsive disorder: a heuristic framework. In: Pittenger C, editor. Obsessive-compulsive disorder: phenomenology, pathophysiology, and treatment. Oxford: Oxford University Press; 2017.
  3. Fairbrother N, Collardeau F, Woody SR, et al. Postpartum thoughts of infant-related harm and obsessive-compulsive disorder: relation to maternal physical aggression toward the infant. J Clin Psychiatry. 2022;83.
  4. Jeong YD, Son Y, Jeon S, et al. Global prevalence of obsessive-compulsive and related disorders: a systematic review and modeling study. Am J Psychiatry. 2026.
  5. Ruscio AM, Stein DJ, Chiu WT, Kessler RC. The epidemiology of obsessive-compulsive disorder in the National Comorbidity Survey Replication. Mol Psychiatry. 2010;15:53–63.
  6. Foa EB, Kozak MJ, Goodman WK, et al. DSM-IV field trial: obsessive-compulsive disorder. Am J Psychiatry. 1995;152:90–6.
  7. Pellegrini L, Maietti E, Rucci P, et al. Suicidality in patients with obsessive-compulsive and related disorders (OCRDs): a meta-analysis. Compr Psychiatry. 2021;108:152246.
  8. Mataix-Cols D, Fernández de la Cruz L, Nordsletten AE, et al. Towards an international expert consensus for defining treatment response, remission, recovery and relapse in obsessive-compulsive disorder. World Psychiatry. 2016;15:80–1.
  9. Pittenger C, Brennan BP, Koran L, et al. Specialty knowledge and competency standards for pharmacotherapy for adult obsessive-compulsive disorder. Psychiatry Res. 2021;300:113853.
  10. Pediatric OCD Treatment Study (POTS) Team. Cognitive-behavior therapy, sertraline, and their combination for children and adolescents with obsessive-compulsive disorder: the Pediatric OCD Treatment Study (POTS) randomized controlled trial. JAMA. 2004;292:1969–76.
  11. Bloch MH, McGuire J, Landeros-Weisenberger A, et al. Meta-analysis of the dose-response relationship of SSRI in obsessive-compulsive disorder. Mol Psychiatry. 2010;15:850–5.
  12. Issari Y, Jakubovski E, Bartley CA, et al. Early onset of response with selective serotonin reuptake inhibitors in obsessive-compulsive disorder: a meta-analysis. J Clin Psychiatry. 2016;77:e605–11.
  13. Pigott TA, Seay SM. A review of the efficacy of selective serotonin reuptake inhibitors in obsessive-compulsive disorder. J Clin Psychiatry. 1999;60:101–6.
  14. Ackerman DL, Greenland S. Multivariate meta-analysis of controlled drug studies for obsessive-compulsive disorder. J Clin Psychopharmacol. 2002;22:309–17.
  15. Fineberg NA, Hollander E, Pallanti S, et al. Clinical advances in obsessive-compulsive disorder: a position statement by the International College of Obsessive-Compulsive Spectrum Disorders. Int Clin Psychopharmacol. 2020;35:173–93.
  16. Foa EB, Simpson HB, Gallagher T, et al. Maintenance of wellness in patients with obsessive-compulsive disorder who discontinue medication after exposure/response prevention augmentation: a randomized clinical trial. JAMA Psychiatry. 2022;79:193–200.

Outros artigos

← Voltar para Áreas de atuação

Agende sua consulta

Atendimento presencial em Porto Alegre, no bairro Moinhos de Vento, e on-line, para adolescentes, adultos e idosos.

Agendar on-line Conversar pelo WhatsApp